Goianésia, GO
Boa noite - sábado, 17 de agosto de 2019
 
 
Materno Infantil realiza retirada múltipla de órgãos e primeira captação de coração
Mais Goiás - 04/02/2019
 O Hospital Estadual Materno Infantil Dr. Jurandir do Nascimento (HMI) realiza na tarde deste domingo (3), uma retirada múltipla de órgãos de uma paciente. A meta é remover rins, córneas, coração e fígado, os quais poderão atender as necessidades de até seis pacientes que atualmente integram a fila de espera para transplantes. Isso é possível porque a família da mulher (24), que teve morte encefálica após ser vítima de uma eclâmpsia seis dias depois do parto, autorizou a doação de todos os órgãos. O bebê dela sobreviveu.

Esse tipo de procedimento não é novidade para o corpo médico do HMI. Porém, como o Goiás não tem credenciamento para realizar captação de coração, uma equipe da Força Aérea Brasileira (FAB) veio de São Paulo para auxiliar a remoção deste órgão, que será o primeiro a ser removido e transplantado ainda neste domingo.

A cirurgia teve início às 16h e se estenderá até a noite. A escolha dos pacientes que irão receber os órgãos foi realizada pela Central de Transplantes de Goiás por meio do Cadastro Nacional. De acordo com a Central, a captação deste domingo poderá retirar seis pessoas da fila de transplantes.

De acordo com a enfermeira Lívia Roberta Conceição, do HMI, o procedimento é complexo, mas benéfico. “Pela solidariedade [dos familiares da paciente], inicia-se uma operação complexa a fim de beneficiar pessoas que necessitam recuperar a saúde. Temos o apoio tanto da direção do Materno como da Central de Transplantes, da SES e da FAB nessa que é nossa segunda grande captação de órgãos” explica Lívia.

Doadora

De acordo com Lívia, a doadora chegou ao hospital na sexta-feira (1º), seis dias após o parto. Ela foi encaminhada para a unidade após sofrer complicações e necessitar de uma UTI Materna




Espalhe:

http://itaja105.com.br/n/19562




Leia também...

16/08/2019 PIS/Pasep: benefício para os nascidos em agosto já está liberado
16/08/2019 Enel é acionada por irregularidades no fornecimento de energia elétrica em Goiás
14/08/2019 Vale a pena aderir ao novo modelo de saques do FGTS?
14/08/2019 Goleiro Bruno tem propostas e pedirá à Justiça para voltar a jogar
14/08/2019 Najila critica pedido de arquivamento de acusação: ‘Palavra do Neymar vale mais’
14/08/2019 Caixa e Banco do Brasil já liberaram o pagamento do abono PIS/Pasep; veja quem tem direito
12/08/2019 Bebê de 2 meses é encontrada morta em casa, em Aparecida de Goiânia.
12/08/2019 PLANTÃO DA POLICIA MILITAR DE GOIANÉSIA 12/08/2019